
Philip J. Fry, também conhecido como a Criança do Destino pelos niblonianos — único ser do universo capaz de neutralizar a ameaça dos Cérebros Voadores — era um entregador de pizza ruivo de 25 anos até que, na noite de 31 de dezembro de 1999, depois de ter caído num trote e ido ao centro de criogenia fazer uma entrega, foi empurrado pelo impulso de uma língua de sogra da cadeira em que estava sentado para um tanque de congelamento onde ficou em animação suspensa até ser acordado no ano 3000. Talvez por nunca ter se dado bem na sua época natal, se adaptou com gosto à vida no século XXII mesmo não estando familiarizado com alienígenas, bacon descafeinado e naves espaciais.
- Graças à fuga da implantação do chip de carreira proposto por Leela — que depois viria a se juntar a ele desistindo do trabalho que detestava — conheceu o robô Bender — fanfarrão cleptomaníaco e bêbado inveterado — na fila de uma cabine de suicído que pensou ser um telefone público; fugindo com os dois da polícia, encontrou refúgio e um novo emprego na agência de entregas do seu tataratataratatara... sobrinho, o Professor Farnsworth.
- Mora dentro do closet de Bender no apartamento para robôs Robot Arms, na cidade de Nova Nova York, e passa as suas horas livres vendo TV e bebendo Slurm.
- Com uma inteligência inferior à dos outros personagens, ocasionalmente tem seus momentos de gênio como na vez que salvou todo mundo do ataque omicroniano encenando para os invasores o último episódio perdido de A Advogada Solteira — uma sátira do seriado do ínicio do anos 50 Ally McBeal.
- Também se tornou o próprio avô em uma visita acidental a Roswell em 1957 — paradoxo que, segundo Nibbler, é razão da imunidade do garoto ao poder dos Cérebros.
- O seu primeiro nome é uma homenagem ao dublador dos Simpsons Phil Hartman — voz original de Lionel Hutz e Troy McLure — morto no ano em que Futurama foi ao ar.
- Teve Um Rápido Caso com a Personagem Amy