Dr. John D. Zoidberg é um médico com fisionomia de lagosta especialista em humanos que oferece, sem competência suficiente, seus cuidados a toda a equipe da Planet Express, com um repertório de pérolas que vão desde o primeiro exame de Fry — "Jovem senhora, sou expert em fisiologia humana, então escolha uma boca e a abra" — até "Estamos no coração, onde a comida é digerida". Detestado por Hermes, que vê nele o cúmulo da desordem e da euforia, vive abaixo da linha da pobreza, revirando latas de lixo e caçando pequenos animais para sobreviver. Uma combinação de várias criaturas do mar, produz tinta como uma lula ou polvo, cria jóias como as ostras e possui garras semelhantes às dos caranguejos. Também é o mais excluído do grupo.
- Tem uma tara por anchovas, herança ancestral do seu povo, que as extinguiu em 2,2 bilhões a. c.
- Criou um incidente diplomático que quase lhe tirou a vida quando comeu a bandeira da Terra na celebração anual do Dia da Liberdade.
- O Povo de Zoidberg (Os Decapodianos ) Tem que escolher entre Acasalar e morrer ou viver sem deixar filhos uma vez que na época de acasalamento logo depois do ato eles morrem virando uma especie de espuma como é Mostrado no Episódio 05 Da Segunda temporada. Mas existe uma contradição já que no Episódio 05 da Quarta Temporada Aparecem Os Pais de Zoidberg em um Flashback enquanto conversa com Fry
