Primeiro episódio da série da família mais famosa do mundo da animação foi para o ar em 1989. Eles não aparecem envelhecer no ecrã, mas os Simpsons já têm 20 anos. A primeira meia-hora de fama da família mais famosa da animação aconteceu a 17 de Dezembro de 1989 no canal Fox. Não demorou muito para que as figuras amarelas ganhassem uma legião de fãs e as temporadas das aventuras e desventuras da família Simpson sucederam-se. A série já vai na sua 21.ª temporada e Homer, Marge, Bart, Lisa e Maggie já protagonizaram 450 episódios.
O sucesso dos Simpsons surpreendeu o próprio criador da série, Matt Groening. O cartoonista estava desempregado na década de 80 e quando da criação dos bonecos amarelos de olhos esbugalhados, não imaginava o fenômeno global que iria sair da cidade fictícia de Springfield. Apesar de não terem tido descanso no mundo da televisão, os Simpsons ainda tiveram tempo para fazerem uma incursão pelo mundo do cinema em 2007. O filme rendeu mais de 500 milhões de dólares. Para celebrar o aniversário dos Simpsons , a Fox preparou o "The Simpsons 20th Anniversary Special- Em 3D no Gelo", apresentado por Morgan Spurlock, uma longa retrospectiva mostrando de 20 anos e 450 episódios da série. Os espectadores antigos e novos foram tratados com uma rara história breve da mostra, através das palavras de seus produtores, escritores, estrelas e astros convidados, e foram ainda tratados brevemente em que o show prometido.
Como Estamos falando de um grande especial de 20 anos achamos que nada melhor do que fazer um breve comentário sobre ele.
Vamos aos fatos Os Simpsons sobrevivem a tantos anos, não só por causa das piadas e da forma de satirizar os cidadãos Americanos, a América se vê como um país que não tem defeitos, mas Os Simpsons mostra que isso é totalmente o contrário, eles ainda vivem por causa dos fãs todos que assistem se identificam com um personagem, apesar da variação cultural que existe em todos os países aonde ele é exibido.
Os Simpsons é uma série interessante porquê não se foca apenas nos personagens principais, todos na cidade tem uma história, vale lembrar o episódio "25 curtas sobre Springfield" aonde apresenta o cotidiano de cada personagem, um dos fatores que os torna mais interessantes. Vamos a exemplos temos Apu um imigrante que vive nos EUA, dono de uma loja de conveniência aonde trabalha 18h por dia (ou mais), o esquadrão de policiais de Springfield composta por apenas três policiais o Chefe Wiggun, Lou e Eddie o grande esquadrão sabe apenas comer rosquinhas, pizza e beber cerveja isso quando não estão dormindo, assistam "Operação Springfield" e tirem suas conclusões, Quimby um político corrupto, Burns dono de uma usina nuclear que está caindo aos pedaços e que contrata pessoas incapazes para o trabalho... isso vai para o Homer, Burns também é o primeiro a usar seus empregados em experiências genéticas ou despedi-los para cortar despesas, mas Burns não consegue manter seus leais empregados longe da Usina Nuclear, tanto é que nem me lembro quantas vezes Homer foi despedido e acabou voltando a trabalhar para Burns e quem sabe Krutsy um palhaço Judeu que rouba piadas. Springfield está cheia de personagens incríveis, que fazem parte de uma "paródia" da vida real.
Agora que tal um pouco de fatos curiosos, das coisas que poucos sabem é que a maioria dos personagens de Springfield foram inspirados em nomes de ruas de Portland, Oregon.Tudo previamente elaborado por Matt Groening para que quando as pessoas visitassem a cidade, lembrassem da série como por exemplo "Burnside St, "NW Kearney ST", "NW Lovejoy", "NW Quimby ST" e que tal essa:
E que tal a Escola Primária de SpringField:
Quando o assunto são os fãs de Os Simpons, temos que repensar, o nível que somos fãs só por ter todos os DVDS, ter assistido todos os Episódios, ter várias miniaturas... bem alguns estão bem a frente disso, que tal esse cara que fez uma tatuagem em todo o seu corpo:
Depois dessa eu até ficaria envergonhado em me tratar como um grande fã, mas que tal esse outro sujeito que tem nada mais nada menos do que 30 mil peças na sua casa de colecionáveis dos Simpsons:
Essa coleção deixa qualquer um com inveja!
Outro ponto nos Simpsons que é uma grande piada é o que fazem em relação a Energia Nuclear, já pensou milhares de pessoas assistindo ao Homer Jogando um balde de água no seu painel de controle na usina, comendo lixo nuclear como castigo por bagunçar a usina ou simplesmente ignorar todas as regras de segurança colocando Donut's nos reatores para ver se eles crescem ou criando Tomacos a partir de Urânio, que tal alguns exemplos:
Imagine milhões de pessoas que cresceram assistindo isso, não é pouco que ainda não aprovam a Energia Nuclear, mas nada como uma grande piada como o pequeno Blinky o peixe de 3 olhos o mutante favorito dos Simpsons que sempre tem brilhantes apresentações:
Nem sempre Blinky é o "xodó" temos também raras aparições, até havia me esquecido dessa:
Chocante não, mas uma daquelas coisas que você nunca parou para pensar, e quando falam você pensa "AI CARAMBA":
A possível teoria para o fato de tanto sucesso dos Simpsons.
A família Simpson não é uma família perfeita, eles tem problemas de relacionamento como qualquer família normal tem e apesar de todos as adversidades continuam sendo uma família unida, que tal Homer e Marge apesar de todos os defeitos de Homer ele sempre volta atrás para deixar Marge contente, quantas vezes Marge quis se separar de Homer, mas no fundo ela encontra algo que não vai conseguir achar que não seja com Homer, que tal o episódio que Marge perde a memória, Homer é a única pessoa de quem ela não se lembra, mas no ultimo momento Homer dá de tudo para que Marge seja feliz mesmo que não se lembre dele.
E o Brasil tem uma boa participação nos Simpsons , apesar de não ter sido bem aceita aqui, mas algumas pessoas não compreendem que eles mostraram apenas o que os outros enxergam do Brasil lá fora, aqueles que acham que todos ainda andam pelados por ai, o que existe aqui nada mais é do que florestas, favela, pornografia na televisão e que eles são donos da Amazônia. Mas tem aqueles que concordam e discordam com o ponto de vista que foi colocado pelos Simpsons .
"Os Simpsons está no ar por tanto tempo, que até mesmo os fãs de Duro de Matar acham muito. Nesse ponto, o show é como água corrente ou eletricidade ou a queda do Muro de Berlim. Mas para apreciar realmente o impacto que o show teve, temos que fazer o impensável e imaginar como seria se os Simpsons não existissem." E de fato é impossível imaginar um mundo sem os Simpsons tudo o que eles já fizeram, a onda de fãs, as séries que surgiram como South Park e Family Guy que mudaram definitivamente nossas vidas, "Um mundo sem Simpsons que ridículo".
Vocês devem estar se perguntando e cadê o 3D e a patinação no gelo bem, assistam ao especial!